domingo, 18 de outubro de 2009

Depois de muito tempo, eu volto para falar de duas coisas que fizemos por aqui e que podem ser úteis.
A primeira delas é a respeito da carteira do sistema de saúde. Ficamos enrolando um tempo ate irmos finalmente tirar a nossa porque viemos do Brasil com um seguro que cobria 4 meses (é aconselhável que todo mundo faça isso). Foi excelente porque cobriu o tempo que estivemos na europa também. Mas como faltavam alguns poucos dias para esse seguro vencer, finalmente criamos vergonha na cara e fomos até o Saskatchewan Health Institute.
Pela internet qualquer pessoa tem acesso ao formulário que é preciso preencher para se inscrever no sistema de saúde. Para quem tem família, basta fazer um formulário para a família toda.
O formulário é bem simples. Ficamos um pouco confusas a respeito das datas que eles pedem porque não sabíamos se a data que eles queriam era a data que estava no passaporte ou na carteira de residente permanente. Como temos um outro visto de múltiplas entradas que nunca utilizamos e que sempre causa uma certa confusão na hora de entrar e sair do país, deixamos esses campos em branco e fomos até o Instituto.
Se contarmos o tempo que gastamos para jogar conversa fora com a mocinha do guichê mais o tempo para ela nos instruir sobre as datas, mais o tempo dela tirar o xerox dos nossos documentos e mais o tempo de perguntarmos quando a carteirinha demora para chegar na nossa casa, ficamos aproximadamente 5 minutos dentro do lugar! Eu nem preciso dizer o quanto rimos ao sair de lá. "Igualzinho" às filas do INSS...
Dentro de 4 semanas as carteiras chegarão pelo correio. Se nesse intervalo precisarmos ir ao médico, basta pedir um recibo porque depois podemos pedir reembolso. E antes de pedir o recibo, podemos pedir aos funcionários da clínica para ligarem para o Instituto porque se eles já estiverem com o nosso número cadastrado, isso já entra para a nossa carteirinha e não precisamos pagar nada.
O próximo passo é escolher o médico da família. Quando isso acontecer, eu volto aqui para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário