domingo, 18 de outubro de 2009

EM BUSCA DE TRABALHO

Outra coisa sobre a qual quero falar é a respeito do tal curso que ensina a preparar Cover Letters e Resumes sobre os quais vários brasileiros já comentaram na internet.
Aqui em Regina eu não acho que o curso propriamente dito seja muito diferente de outros lugares no Canadá. É um curso de quatro dias, de 9:00 a 12:00 e de 13:00 as 15:00. Nesse curso eles ensinam a preparar um curriculum e uma carta de apresentação específica para cada emprego anunciado. A princípio eu achei que isso era meio bobagem já que no final da história as minhas experiências profissionais apresentadas seriam sempre as mesmas. Mas eu aprendi que, se eu estou me inscrevendo para uma vaga de técnico, não é a melhor opção eu colocar com muito destaque que eu já fui coordenadora de um setor de arquitetura. Pode ser que a empresa nem me chame para a entrevista por me achar demais para o cargo. Eles explicaram várias nuances que têm que ser consideradas para que você possa chegar a fazer uma entrevista e ter um pouco mais de oportunidade de mostrar quem você é.
Em alguns momentos, é melhor colocar as experiências internacionais (no caso, experiências no Brasil) em mais destaque, em outros, é melhor nem falar sobre elas. Para alguns empregos, é bom você citar seus hobbes e interesses, em outros, isso não faz tanto sentido. Aprender a diferenciar isso é mesmo muito importante para começar a entender o mercado de trabalho canadense. E no final da história a coisa toda fez muito sentido para mim. Achei que foi muito proveitoso fazer o curso.
Mas a grande diferença que eu vejo entre fazer o curso aqui e fazer o curso em Toronto, por exemplo, é a relação que você pode ter com as pessoas que trabalham no local que oferece o curso. Aqui em Regina, o centro de acolhimento ao imigrante chama-se Regina Open Door Society. E, como a cidade é pequena, o número de pessoas que trabalha lá e o número de pessoas que são atendidas é proporcionalmente muito menor do que em Toronto. Isso faz com que a pessoa que te deu o curso lembre de você por vários meses. No processo de triagem até chegarmos a fazer esse curso nós mantivemos contato com um chileno que trabalha lá e que nos manda e-mails com uma certa freqüência toda vez que ele vê algo que possa nos interessar. A própria professora do curso também se mostrou muito disponível para nos ajudar.
A grande diferença que eu vejo aqui em Saskatchewan é que essa província é essencialmente agrícola. Então eles recebem muitos refugiados e/ou pessoas cujo nível de instrução e de inglês é muito baixo. Então quando aparece um grupo de pessoas com curso superior, com um nível razoável de inglês e de entendimento da vida prática, eles fazem de tudo para aproveitar essa pessoa e fazer com que ela entre para o mercado de trabalho o mais rápido possível.
Só para citar o meu exemplo, eu fiz o meu resume e acrescentei uma pequena imagem de um dos meus projetos no cabeçalho. Como aqui é cheio de regras para essas coisas, eu fui perguntar para a professora se ela via algum problema nisso. E ela me disse: vamos perguntar para o fulano. Aí o fulano viu o meu curriculum e me perguntou: você sabe usar Autocad (um programa de computador específico para a minha área)? Eu respondi que sim. Aí ele me falou: no final do curso me dê o seu resume e a sua cover letter que eu vou passá-los para algumas empresas que sempre precisam de técnicos que sabem Autocad.
Resumindo, o cara passou um fax para uma empresa de recrutamento de pessoal na minha frente. Antes disso, ele deve ter perguntado para a professora o que ela achou de mim e fez uma cartinha me apresentando para a tal empresa de recrutamento. No final da história ele me falou que é para eu ficar preparada porque provavelmente essa semana algumas pessoas vão entrar em contato comigo para fazer entrevista.
Eu não sei se eu estou enganada, mas eu não vejo uma situação dessas acontecendo em Toronto. Pelo menos eu nunca vi ninguém comentando que conseguiu arrumar emprego sem colocar o próprio curriculum em um site de busca ou sem se inscrever para alguma vaga. Comigo foi assim e com a minha companheira não foi muito diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário