sábado, 25 de julho de 2009

Como eu já disse anteriormente, nós estamos morando em uma cidade chamada Regina. Essa cidade é a capital de uma província (estado) chamada Saskatchewan. Como o Canadá é um país de dimensões comparadas (maior, inclusive) ao tamanho do Brasil, fica fácil para um brasileiro entender que existem significativas diferenças geográficas entre algumas províncias. E é sobre isso que eu quero falar.

É sabido por muitas pessoas que Vancouver tem uma das temperaturas mais amenas do Canadá. E isso realmente é verdade. São poucos os invernos em que Vancouver chega a registrar muitos dias com temperaturas abaixo de 0oC. Já em Regina, os invernos (como o do ano passado) chegam a atingir temperaturas abaixo de 40oC com sensação térmica de quase -50oC.

Quando dito assim, provavelmente para a maioria dos brasileiros a escolha imediata de um lugar para morar no Canadá seria Vancouver. Mas eu gostaria de fazer algumas considerações a respeito disso porque o que a princípio parece preto no branco, revela uns cinzas e uns azuis aí que, para mim, fazem toda a diferença.

Vancouver tem temperaturas amenas para um país tão próximo dos pólos mas, pela proximidade com o Pacífico e as massas de ar quente que encontram com ar frio e zzz...zzz...zzz... meteorológico, lá chove pra caramba no inverno. Aliás, no inverno, na primavera, no outono e, sometimes, no verão também. Vancouver é uma das cidade onde mais chove no Canadá. E pelos meus cálculos (nada compromissados com a ciência), chove uns 200 dias por ano. Só de pensar, eu já fico deprimida.

Já em Regina, o frio começa por volta de outubro e termina lá pra abril. Fazendo as contas nos dedos, estamos falando de sete meses nos quais a temperatura é menor do que 15oC. Ou seja, os 200 dias por ano que chovem em Vancouver, fazem frio em Regina. Para quem vem de Belo Horizonte como é meu caso, é só imaginar aqueles 10 dias por ano de inverno que nós temos multiplicados por 20...

Só que os 10 dias de frio em BH me incomodavam muito mais do que os 200 dias daqui. E a diferença é muito simples: tudo aqui é preparado para o frio. Dentro de casa, você controla a temperatura. Na minha, está sempre 24 graus. Nos shoppings, nos cinemas, nos supermercados, nos hospitais, em todo lugar que se vá, a temperatura gira sempre em torno disso também. Só existe inverno mesmo fora de ambientes fechados. Nesse sentido, Vancouver e Regina empatam, afinal, a chuva também só fica lá fora. Mas, na minha opinião, andar na neve é muito (mas muito mesmo!) melhor do que na chuva.

Tudo bem que é preciso colocar casaco, bota, cachecol, protetor de orelha, gorro... tudo para se proteger quando se está do lado de fora. Mas existem tantas possibilidades indoor, o transporte coletivo é tão eficiente, os acessos cobertos/fechados são tantos que a vida não fica assim that difficult...

Agora... voltando à questão dos cinzas e dos azuis entre o preto e o branco, isso foi uma alusão ao céu de Vancouver e de Regina. Vou colocar duas imagens aqui que falam por si...

Janela coberta de neve em um dia de inverno em Regina. (Céu azul no inverno)
Um dia de verão em Vancouver. (Céu cinza no verão)
Eu não sei quanto a você, mas para mim o azul do céu e o sol são fundamentais para me manter com bom humor. Eu ODEIO dias cinzentos. Então, apesar de eu ter amado Vancouver, de ser uma cidade linda, cheia de opções de lazer, estudos, cultura, etc., apesar de ser a cidade que mais aceita a comunidade gay do Canadá e blá, blá, blá, nós colocamos Regina em primeiro lugar no nosso coração e na nossa vida porque ela é a cidade do Canadá com maio quantidade de horas com sol por ano. Cada um tem sua própria medida de influência (ou não) da natureza... Mas... que me perdoem os dias feitos, mas sol é fundamental.

2 comentários:

  1. Oi, como vai?

    Achei muito interessante seu comentário custo-benefício sobre chuva-escuridão e céu aberto-neve, penso exatamente como você,afinal sou brasileira e nós gostamos de céu azul...não interessa a temperatura......
    Bom, tenho uma situação bastante semelhante a sua, tenho uma companheira e pelo que li quase nas mesmas condições que seu caso, mas na realidade meu grande problema, já resolvido, era conseguir permissão para levar minha filha para o exterior, finalmente vou dar entrada no processo...
    Espero que estejam bem e felizes (de coração)...tudo de bom em Regina.Você me fez pensar nessa possibilidade, agradeço as dicas e explanações...grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá. Que bom que eu pude ajudar de alguma forma. Fico feliz por isso e espero que corra tudo bem com o processo de vocês. By the way, o fato de você ter uma filha conta pontos na sua inscrição. Não sei exatamente quantos, mas sei que aumentam as chances. Afinal, se uma familia (convencional ou não) pode vir com mais de 3 pessoas, isso é excelente para o Canadá.

    ResponderExcluir