sexta-feira, 31 de julho de 2009

Ontem, finalmente, chegaram as nossas carteiras de identidade canadense (Permanent Resident Card). Não chegou a demorar o tempo que achamos que demoraria. Tinham dito que seria em torno de 45 dias, mas chegou com 30. Nem preciso falar o quanto isso nos deixou felizes.
Nesse um mês que estamos aqui já fizemos muitas coisas para o nosso processo de adaptação mas também ficamos sabendo de muitas outras que ainda precisamos fazer e que nem fazíamos idéia. Andei olhando um curso de arquitetura (technician) que me pareceu bem interessante. Fomos algumas vezes ao Regina Open Door (centro de acolhimento de imigrantes) e o trabalho deles é realmente muito bom para um recém chegado. E descobrimos que precisamos nos aplicar para o serviço de saúde de Saskatchewan, e isso é por onde quero começar a falar.
Eu não sei muito bem como funciona no resto do Canadá, mas eu acredito que seja basicamente a mesma coisa. Antes eu achava que bastava ter o SIN (Social Insurance Number) e já estaríamos cobertas pelo plano nacional de saúde. Mas não é bem assim. Nós teremos que procurar o Saskatchewan Health (http://www.health.gov.sk.ca/how-to-register) e, preenchida toda a papelada e entregue todos os xerox que eles exigem, demoram algumas semanas para termos a nossa carteirinha. Com o SIN nós temos direito de usar o sistema de saúde em caso de emergência. Mas para marcarmos uma consulta, precisamos do cartão expedido pela província.
Ao contrário do que eu já vi em muitos blogs, aqui é sim possível ir a um médico sem muita demora. A dois quarteirões da nossa casa existe o que eles chamam de "walk-in clinic" que, como o nome já diz, qualquer um pode ir e pedir para se consultar. Eu tentei fazer isso para conseguir uma receita de um remédio que eu preciso, mas acabei deixando para voltar depois. Mas a informação que eu tive é que pagando CAN$ 30,00 você pode se consultar mesmo se não tiver o SIN. Não sei se são apenas clínicos ou se existem especialistas nessas clínicas também, mas já fiquei bem mais tranquila por saber que posso "burlar" o sistema de saúde caso isso seja necessário.
Uma grande vantagem de se morar em uma cidade do porte de Regina é que dificilmente vai ter uma enorme quantidade de pessoas na fila para serem atendidos. Então acredito que aqui, ao contrário de Vancouver ou de Toronto, dificilmente alguém vai esperar 5 horas com uma dor abdominal. E o melhor é que dentro da própria clínica já tem uma farmácia. Aí você já faz o serviço completo.
Agora... voltando para o mundo dos que já tem a carteira de saúde de Saskatchewan, vamos àqueles fatos que fazem do Canadá um lugar inacreditável para um brasileiro. Estava conversando com um amigo canadense e ele me disse que quando eu tiver a carteirinha, se eu for ao médico e ele me prescrever um remédio, o valor máximo que pagarei por esse remédio será CAN$ 8,00. Eu cheguei a olhar o valor do remédio que eu preciso tomar (CAN$ 41,65), mas se eu já tivesse a carteira, eu pagaria no máximo CAN$ 8,00. É porque aqui o governo entende que se o médico te mandou tomar o remédio é porque é papel dele (governo) subsidiar seu tratamento. Nem comento o quanto esse país me deixa de boca aberta...

7 comentários:

  1. eu não estava sabendo deste blog não. nem avisa

    credo

    ResponderExcluir
  2. Oi, achei seu blog pelo time line... achei super interessante essa informção do remédio, algo que não tinha lido em nenhum outro blog, vc sabe se isso se aplica as outras provincias?

    ResponderExcluir
  3. P/ Cruela - Lecha lerda. Eu falei sobre ele no outro blog. rs...

    ResponderExcluir
  4. P/ Isabela - Eu não sei se isso acontece em outros lugares porque eu também nunca tinha ouvido falar sobre isso. Mas eu tenho para mim que em provincias cuja população é muito maior do que a de Saskatchewan deve ser mais difícil disso acontecer. Como a população aqui é bem menor do que Ontario ou BC, acho que acaba sendo mais fácil. Mas, para não ficar só no que eu acho, vou tentar encontrar mais informações a respeito disso. Se encontrar, coloco aqui.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Ah, obrigada... tb vou tentar me informar.

    ResponderExcluir
  6. Oi adorei o blog, eu e minha namorada tb estamos com planos de ir para o Canada, desde de 2008 planejamos imigrar, por isso temos conta conjunta desde então, esse ano fizemos mais algumas coisas, como seguro de vida no nome da outra e tal, e tb colocamos as contas no mesmo enderenço... Esse ano está sendo primordial, estamos juntando dinheiro e estudando bastante inglês, para em abril do ano que vem entrar com o processo, só espero até lá não tirarem a profissão dela da lista de trabalhadores qualificados =D ou seja se tudo correr bem, acho que em 2011 estaremos ai, estamos um pouco com dúvidas sobre as cidades, estou levando em consideração tb oq vc disse, sobre cidades grandes e cheias de imigrantes, optamos tb por uma cidade não muito popular, pensei em edmonton, vc tem alguma informação sobre lá?
    gostaria de algum contanto seu, se puder pode me enviar por email?
    rsgg_fisio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. p/ anonimo - Vou entrar em contato com vc por e-mail. Mas, de cara ja te digo uma coisa: se vcs ja estao se preparando, nao precisa esperar ate abril para entrar com o processo... a menos que vcs ainda nao tenham dinheiro para as taxas iniciais. O consulado vai demorar uns 6 meses para pedir a comprovacao de todos os dados. E depois disso, vcs tem 3 ou 4 meses para enviar. Isso ja da mais ou menos o mes de abril. Nao sei os criterios que vcs consideraram para estipular essa data, mas de repente da para ser antes do que vcs pensaram...

    ResponderExcluir